Instalar dois antivírus no mesmo computador é o equivalente a misturar um bom vinho alentejano com cereais de pequeno-almoço. Cada um é bom à sua maneira, mas os dois juntos podem ter efeitos desagradáveis.
Um antivírus é um programa que arranca com o PC e mantém-se a funcionar em memória, de modo a protegê-lo em tempo real de software malicioso. Dois programas deste género a funcionar em simultâneo provocam uma redundância desnecessária, pois ambos vão ocupar memória, processador, espaço em disco, tornando a sua máquina mais lenta e prejudicando o funcionamento de outros programas com que esteja a trabalhar.
Por outro lado, podem entrar em conflito um com o outro. Por exemplo, quando estiver a fazer o download de um ficheiro, ambos vão tentar examiná-lo para saber se o mesmo acarreta algum perigo. Este “choque” entre os dois antivírus pode gerar instabilidade no sistema operativo.
Se está preocupado com a eficácia do seu antivírus, instalar outro não é a melhor solução para se sentir mais seguro:
a) Se o software que tem instalado é gratuito, considere desinstalá-lo e optar por uma solução paga. Estes programas são mais completos, dispõem de suporte técnico e actualizações frequentes. Clique aqui para saber mais sobre as vantagens dos antivírus pagos.
b) Se já possui uma boa solução antivírus, equacione fazer um upgrade à mesma.
A MisterPC é parceiro oficial da Kaspersky, marca que recentemente foi considerada como o melhor antivírus do Mundo.
Consulte os nossos centros de assistência técnica e saiba como proteger o seu PC de forma eficaz.