Foi esta segunda-feira que a Apple lançou a nova versão do iOS para todos os utilizadores. O iOS 10.3 apresenta algumas mudanças de apresentação, nomeadamente no menu de ajustes e liberta mais espaço na memória do dispositivo. No entanto, esta actualização pode marcar o fim do suporte a modelos mais antigos.
De facto, os últimos modelos Apple construídos com arquitectura de 32 bits (iPhone 5, 5C e o iPad 4) já não são abrangidos pelo suporte a imagens de backup do iOS 10.3.2 Beta. Isto representará o passo derradeiro para a mudança definitiva para os 64 bits, deixando de parte os aparelhos mais antigos.
Com o novo iOS, não é possível na recuperação de imagens do iTunes aceder a ficheiros guardados em 32 bits, ou seja, dos modelos citados acima.
Em compensação, o iOS 10.3 traz uma memória extra para todos os modelos de iPhone. Em alguns casos, os ganhos podem chegar aos 8GB de espaço interno, sendo que a recuperação ronda os 10%, o que é significativo para quem tenha um iPhone com apenas 16GB.
Apesar deste grande benefício, os donos de modelos mais antigos deverão estar atentos, dado que não é conveniente, por questões de segurança, operar dispositivos cujo sistema operativo não possa ser actualizado ou alvo de suporte.